Interrupções de energia contabilizam 547 reclamações em menos de 2 meses
Ouvidoria da Arsep registrou aumento dos casos no mês de janeiro e fevereiro desse ano.
As quedas de energia em Natal estão cada dia mais frequentes, causando interrupções de energia e prejudicando o fornecimento de energia nas residências e prédios comerciais. Segundo dados das reclamações feitas a Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN (Arsep), somente nos 53 dias de janeiro e fevereiro, foram registradas mais de 547 reclamações.
As reclamações na Arsep são classificadas em três categorias: danos e ressarcimentos, com 27 ocorrências, 486 de interrupções de energia e 34 de oscilações de tensão no fornecimento de watts diários.
A ouvidora da Arsep, Maria Tereza, explica que as reclamações tem um prazo de 28 dias para terem uma solução apresentada e quase 100% das reclamações são motivadas por prejuízos com eletrodomésticos e eletrônicos queimados. “No primeiro momento, classificamos a reclamação e encaminhamos a Cosern para solução. Se não houver resposta, a Arsep entra com um processo administrativo que obriga o ressarcimento do conserto dos equipamentos queimados pela quedas de energia”, destaca a ouvidora.
Maria Tereza lembra que a Cosern tem a obrigação de ressarcir o consumidor quando comprovado o dano causado pela interrupção ou falha na transmissão da energia. “O procedimento é feito quando o cliente dá entrada no processo de ressarcimento e manda consertar o equipamento. Depois, a Cosern reembolsa o valor do dano ao consumidor”, explica.
Atualmente, existem na Arsep 9 solicitações em andamento de falha na transmissão de energia em casa do Rio Grande do Norte.
Cosern
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi procurada pela equipa do Nominuto para prestar explicações sobre as falhas no fornecimento de energia, mas até agora não se posicionou oficialmente.
A assessoria de Comunicação informou que as quedas de energia acontecem em áreas especificas e em horários específicos e explicou que o procedimento dos consumidores nas reclamações, deve apontar a causa, o horário e a duração da interrupção de energia e se provado, ele tem direito ao ressarcimento do prejuízo, feito pela Cosern.
Mesmo assim, a assessoria lembra que os equipamentos devem estar sempre em boas condições de uso e não devem estar juntos a outros, em sistema de T.
As quedas de energia em Natal estão cada dia mais frequentes, causando interrupções de energia e prejudicando o fornecimento de energia nas residências e prédios comerciais. Segundo dados das reclamações feitas a Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN (Arsep), somente nos 53 dias de janeiro e fevereiro, foram registradas mais de 547 reclamações.
As reclamações na Arsep são classificadas em três categorias: danos e ressarcimentos, com 27 ocorrências, 486 de interrupções de energia e 34 de oscilações de tensão no fornecimento de watts diários.
A ouvidora da Arsep, Maria Tereza, explica que as reclamações tem um prazo de 28 dias para terem uma solução apresentada e quase 100% das reclamações são motivadas por prejuízos com eletrodomésticos e eletrônicos queimados. “No primeiro momento, classificamos a reclamação e encaminhamos a Cosern para solução. Se não houver resposta, a Arsep entra com um processo administrativo que obriga o ressarcimento do conserto dos equipamentos queimados pela quedas de energia”, destaca a ouvidora.
Maria Tereza lembra que a Cosern tem a obrigação de ressarcir o consumidor quando comprovado o dano causado pela interrupção ou falha na transmissão da energia. “O procedimento é feito quando o cliente dá entrada no processo de ressarcimento e manda consertar o equipamento. Depois, a Cosern reembolsa o valor do dano ao consumidor”, explica.
Atualmente, existem na Arsep 9 solicitações em andamento de falha na transmissão de energia em casa do Rio Grande do Norte.
Cosern
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi procurada pela equipa do Nominuto para prestar explicações sobre as falhas no fornecimento de energia, mas até agora não se posicionou oficialmente.
A assessoria de Comunicação informou que as quedas de energia acontecem em áreas especificas e em horários específicos e explicou que o procedimento dos consumidores nas reclamações, deve apontar a causa, o horário e a duração da interrupção de energia e se provado, ele tem direito ao ressarcimento do prejuízo, feito pela Cosern.
Mesmo assim, a assessoria lembra que os equipamentos devem estar sempre em boas condições de uso e não devem estar juntos a outros, em sistema de T.
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