Descubra curiosidades sobre a Páscoa

Por que o coelho é símbolo da festividade? E os ovos de chocolate? O blog oficial de Água Nova responde para você. Durante a Páscoa, é comum que as pessoas troquem ovos de chocolate ou utilizam enfeites em forma de coelhos ou cenouras. Existem, no entanto, uma série de místicas ao redor desta festividade que o portal Nominuto.com revela agora para você.
A Páscoa acontece todo ano em uma data diferente
A seqüência de datas da Páscoa se repete aproximadamente em 5.7000.000 anos no calendário Georgiano. O motivo para isso é que ela foi definida pelo Concílio de Nicéia (325 d.C.) definiu a comemoração da data como a primeira noite de lua cheia a acontecer no dia ou depois de 21 de março, que marca o início do equinócio no Brasil. Assim, a data mínima para a celebração é 22 de março e a máxima, 24 de abril.
Você sabia que o girassol é um símbolo pascal?
É verdade, apesar dele ser um dos símbolos menos conhecidos. A ideia é de que a planta precisa voltar-se para o Sol – simbolizando a Luz, Jesus – para sobreviver.
O bacalhau é prato marcante na gastronomia da comemoração pascal
Apesar de a tradição culinária da Páscoa estar diretamente associada aos bombons e ao chocolate, o bacalhau também é forte neste contexto. A ideia de salgar o peixe para conservá-lo foi dos bascos, na Espanha. Os portugueses, influenciados por eles, tornaram-se grandes apreciadores do bacalhau.Consumiam-no, inclusive, no período de jejum da Quaresma, quando a Igreja Católica rejeitava as chamadas carnes quentes e incentivava a ingestão de pescado.
O coelho da Páscoa

Para começar, os coelhos são um dos primeiros animais que saem das tocas com a chegada da primavera. Como na Páscoa no hemisfério norte ocorre no início da primavera, o coelho é presença constante nos campos da região, parecendo simbolizar a vida depois do inverno “morto”. Além disso, o coelho é um símbolo da vida pela sua reprodução rápida e vigorosa.
Como o coelho foi associado aos ovos?
Esta associação foi firmada com base em muitas lendas. Elas pregavam que o coelho seria o responsável por trazer os ovos para as crianças.
Uma destas lendas fala que uma mulher teria pintado ovos coloridos e escondido para em um galinheiro para que seus filhos achassem. Quando eles os encontraram, viram um coelho passar correndo e passaram a dizer que o animal teria sido responsável por entregar os ovos.
Você sabia que o chocolate surgiu com maias e astecas?
Para estas duas civilizações, uma bebida a base de cacau era considerada sagrada. Eles misturavam às sementes de cacau trituradas outros ingredientes como mel, água, farinha de mandioca e especiarias. Durante boa parte da história, o chocolate foi consumido apenas como uma bebida.
Ele foi popularizado pelos espanhóis, tornando-se a bebida favorita da realeza. Ao chegar na Espanha, a bebida passou por algumas adaptações, dentre as quais a principal foi a adição de açúcar. Na época, coube aos monges a preparação da iguaria, que passou a ser servida aos visitantes dos monastérios e posteriormente ganhou fama mundial.
Afinal, por que os ovos simbolizam a Páscoa?
Antes mesmo de estar associado à Páscoa, o ovo já era símbolo da vida por religiões pagãs. O feito dos católicos foi apenas incorporá-la à comemoração, dando-lhe representação da ressurreição de Cristo, como um “renascimento”.
De onde surgiram os ovos de chocolate?
Os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, antes mesmo da década de 20, na fábrica de um doceiro francês chamado François Cailler. Apesar disso, eles demoraram alguns anos para serem popularizados e vendidos em ampla escala durante a festa da Páscoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA