Em meio século, Brasília se tornou sede dos maiores escândalos do país

Centro das decisões políticas da nação, a capital federal vai da euforia da inauguração à vergonha da corrupção dos dias atuais.
Em meio século, Brasília atravessou anos de euforia, anos de rebeldia e anos de repressão. Apenas quatro anos após ser inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek (1960), a nova capital federal era invadida pelos tanques e tomada pelos militares que instauraram a ditadura no país, interrompendo o processo democrático que durava desde o fim do Estado Novo de Getúlio Vargas em 1945.
Durante 21 anos, cinco ditadores, além de uma Junta Militar com outros três, dominaram o país a partir de Brasília. A democracia só seria reconquistada em 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves para a Presidência da República.
É o início do novo ciclo de presidentes civis: Tancredo Neves, que morreu antes da posse, dando lugar ao seu vice, José Sarney; Fernando Collor de Melo, que sofreu impeachment e também deixou o cargo para o vice, Itamar Franco; Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva – o primeiro governante brasileiro de origem popular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA