Jovens dormem cada vez menos para usar o computador

Para quem precisa acordar cedo por compromissos de estudo ou trabalho, esta prática pode gerar conseqüências severas.
Nos últimos anos, os jovens têm diminuído consideravelmente o tempo que passam dormindo. Em estudo realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp) no final de 2009, o principal motivo para tanto é o uso do computador, principalmente com jogos e internet.
Esta rotina, principalmente para quem precisa acordar cedo por compromissos de estudo ou trabalho, pode gerar conseqüências severas. Além de passar o dia sonolento, o jovem que tem uma noite mal dormida apresenta maiores chances de sofrer de depressão ou ganhar peso. Os reflexos também ficam comprometidos, uma vez que o corpo “se desliga” quando não recebe o repouso necessário.
De acordo com a psicóloga Ana Karina Azevedo, especializada no atendimento de adolescentes, este não pode ser considerado um distúrbio do sono, mas mesmo é uma grande angústia dos tempos modernos. Ocorre, normalmente, porque é difícil para o jovem programar bem seu tempo. Assim, passa horas na internet enquanto deixa de estudar ou realizar outras atividades.
O estudante Adriano Sudário revela que algumas vezes chega a dormir apenas 2 h por noite. No dia seguinte pela manhã, quando vai para a aula, se sente extremamente cansado. Ele conta que estudava no turno vespertino antes e, por isso, podia acordar mais tarde. Assim, o hábito de deitar-se tarde não o afetava muito. Agora, tendo que levantar às 7h, sente com muito mais força os efeitos das noites mal dormidas.
Diante do computador, Adriano passa horas jogando seus games favoritos, como League of Legends ou jogos “single player”. Também dedica algum tempo para as redes sociais – como orkut ou messenger – ou para baixar e ouvir músicas. Tanto tempo gasto com o micro consome aquele que deveria ser dedicado para os estudos para o vestibular.
Outro dos endereços eletrônicos que tem ganhado a atenção dos jovens é o microblog twitter. São comuns as mensagens “twitadas” durante a madrugada, sobretudo por quem é da área de informática ou comunicação. Para os comunicólogos, o computador serve como fonte de informação e, muitas vezes, desligá-lo quer dizer “deixar de se informar”.
Mas se engana quem pensa que este é um hábito cultivado apenas por profissionais destas especialidades. O estudante de engenharia química Glauber Carvalho tem de ir à universidade pela manhã e, para não ficar sonolento durante as aulas, costuma dormir depois do almoço. “Quando não faço isso, realmente fico muito cansado”, afirma.
De acordo com a psicóloga Ana Karina, este é um comportamento comum. “Para compensar a noite mal dormida, eles deitam depois do almoço e não raro passam a tarde inteira dormindo”, relata. Assim, segundo ela, os jovens alteram seu ciclo biológico do sono e ficam permanentemente cansados durante o dia.
Para Conrado Torquato, estudante de redes de computadores, dormir tarde já faz parte de sua rotina. “Hoje mesmo eu fui deitar às 4h”, comenta. Quando faz isso, levanta apenas depois do meio dia. Apesar disso, ele diz que não usa o computador apenas para diversão. “Sempre estou pesquisando algo da minha área”, acrescenta. Quando precisa acordar cedo para algum compromisso de trabalho, Conrado não vai para a cama tão tarde.
Para Ana Karina, saber utilizar o micro é essencial. Quando bem operado, ele pode ser uma ferramenta importantíssima para o aprendizado. “Em seu uso, como em tudo na vida, contudo, é preciso ter equilíbrio”, endossa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA