Vágner Araújo: “O único estado onde o DEM lidera as pesquisas é o RN”

Vice na chapa de Iberê Ferreira chamou o Democratas de partido “decadente” e relembrou que a legenda manteve relações com a ditadura militar.
Questionado sobre se a liderança da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) nas pesquisas de intenção de voto para o Governo do Rio Grande do Norte lhe deixaria com medo, o candidato a vice de Iberê, Vagner Araújo (PSB), declarou que este era o único estado onde os Democratas apareciam na liderança. Segundo ele, o partido teria sido, inclusive, preterido da chapa de José Serra (PSDB) para a Presidência da República por representar “um atraso”.
A declaração foi feita durante entrevista ao jornalista Diógenes Dantas para o Jornal 96 (96FM), na manhã desta terça-feira (29). Vágner criticou ainda a legenda de Rosalba alegando que ela é “decadente”, tendo mantido relações com a ditadura militar. De acordo com ele, haveria ainda um “arranjo familiar mal resolvido” nos bastidores da candidatura da senadora: seu marido, Carlos Augusto Rosado, seria a voz por trás dela.
“Antes se dizia que o eleitor votava sem pensar, mas não cabe dizer isso hoje. O povo está ciente de que o acesso à saúde pública, à educação e ao mercado de trabalho dependem diretamente do Governo do Estado. Por isso, devem avaliar bem qual a melhor proposta tão logo comece o período de campanha eleitoral”, disse Vágner.
Nesse sentido, ele considera que o governador Iberê Ferreira de Souza seja a melhor opção. Para Vágner Araújo, Iberê representa a continuidade dos programas que tiveram êxito durante os mandatos do presidente Luís Inácio Lula da Silva e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB). “O Brasil e o Rio Grande do Norte vivem um momento muito especial. De uns anos para cá, o país e o estado avançaram muito”.
Sobretudo no que diz respeito a Wilma, Vagner endossa que ela conseguiu resgatar condições de investimento, tendo atuado em áreas esquecidas, com o saneamento básico. “Temos a bandeira de avançar com isso, o que não quer dizer que vamos repetir suas ações”. Neste contexto, ele defende sua presença na chapa como vice de Iberê.
“Primeiro, tenho experiência de gestão pública, inclusive tendo integrado o primeiro escalão do Governo na gestão Wilma. Também tenho representatividade política, como símbolo da geração jovem. Além disso, ainda represento a região Oeste - a mais afastada do litoral e, por isso, a mais esquecida”.
Vágner Araújo finalmente foi escolhido como candidato a vice-governador pela chapa de Iberê, após um longo período de espera. A perspectiva inicial do PSB era de que o líder do PR no RN, João Maia, pudesse ocupar o cargo. Houve, contudo, um impedimento legal para que isto se concretizasse: o partido já tinha se coligado com o PMDB e o PV na chapa proporcional.
Enquanto a situação não se resolvia, foi iniciada uma discussão para eleger um novo nome, caso não fosse possível a escolha pelo representante do PR. Ainda no dia da convenção de Iberê, no último final de semana, houve uma opinião de que seria prudente aguardar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as coligações, deixando a divulgação do vice para a data-limite.
Mesmo assim, o nome de Vagner foi divulgado, uma vez que o PSB já vinha sendo pressionado tanto pela imprensa quanto pelos seus adversários. Estes últimos defendiam que o partido estaria com “dificuldades para montar sua chapa”.
Deste modo, apesar da decisão do TSE estar iminente, Vagner Araújo declara que não há possibilidade de mudança na indicação. Segundo ele, isso se sustenta por três motivos. O primeiro é que, tomada a decisão, ela deve ser mantida. O segundo é de que, no próprio discurso de João Maia durante a convenção, ele explicou que o apoio do PR virá com “este cenário, com a chapa que foi concebida”. Por fim, a legislação impediria a substituição de candidato por membro de outro partido.
Ainda assim, dependendo do resultado da votação, o PR pode ser liberado para se coligar com outros partidos na eleição majoritária, o que deve assegurar a Iberê mais tempo de propaganda gratuita nas redes de televisão. A medida beneficia também a candidatura de Rosalba, que poderá se coligar ao PV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA