Hoje é dia de eleições simuladas em Alexandria

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país vão realizar neste sábado (21) eleições simuladas para testar todos os sistemas e programas que serão utilizados no pleito do dia 3 de outubro. No Rio Grande do Norte, o trabalho será realizado no município de Alexandria, neste sábado, onde os eleitores já votarão em urnas eletrônicas com leitor biométrico.
Em Nísia Floresta, a votação simulada acontece no dia (28) com a presença do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowisk, que irá homologa o novo sistema e conceder entrevista coletiva à imprensa.
A ideia, segundo o TSE é fazer um ensaio de todas as etapas que envolvem as eleições, desde o cadastro eleitoral, passando pelo ato de votar, até a totalização dos resultados, para comprovar a eficiência do processo, certificando que o pleito nacional de outubro será um sucesso.
Nas eleições deste ano, eleitores de 60 municípios de 23 estados brasileiros vão utilizar a nova modalidade de votação, com leitor biométrico, isto é, que possibilitam a votação por meio da leitura das impressões digitais. 19 destes 23 estados realizarão as eleições simuladas de hoje (21) com a nova urna.
Documentos
Para votar nas eleições de outubro, independentemente da identificação biométrica, o eleitor que comparecer à cabine de votação deverá apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto que comprove a sua identidade. A determinação está prevista no artigo 91-A da Lei das Eleições (9.504/1997).
São documentos oficiais para comprovação da identidade do eleitor carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação.
Para mais informações sobre o sistema eletrônico de votação o TSE orienta aos eleitores que acessem o site http://www.tse.jus.br/internet/urnaEletronica/
Comentários
Postar um comentário
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Por esse motivo que o setor de comentários do portal Água Nova News não aceitará comentários contendo qualquer violação.