Procon registra aumento de até 20% no preços dos ovos de Páscoa
Tradição no período da Semana Santa, os ovos de Páscoa estão mais caros. O Procon registrou aumento de até 20% nos preços cobrados pelos supermercados e hipermercados do Rio Grande do Norte.
A pesquisa analisou os preços de cinquenta e três (53) tipos de ovos das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e seis (6) tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Garoto, Nestlé e Arcor, em vinte (20) estabelecimentos (supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas), sendo três lojas do Nordestão, duas do hipermercado Bompreço, duas lojas do Carrefour, duas lojas do Extra, supermercados Servebem, Comprebem e DaTerra, quatro Lojas Americanas, quatro lojas Docelândia.
Seguem abaixo, os números da pesquisa:
OVOS • Nestlé: aumento médio de 11,12%
• Garoto: aumento médio de 9,73%
• Lacta: aumento médio de 0,78%
CAIXAS DE BOMBONS • Aumentos: Arcor 200g (+12,5%), Nestlé 400g (+7,19%), Lacta 193g (+4,09%).
• Reduções: Garoto Mix 300g (-6,1%), Garoto 400g (-4,69%) e Lacta 400g (-0,73%).
Comparando os preços de quarenta e seis (46) produtos que estavam disponíveis em 2010 e continuam à venda em 2011, constata-se que 80% subiram e 20% sofreram redução.
Os maiores aumentos foram observados no ovo da marca Nestlé nº. 23 750g Especialidades (subiu 20,7%), seguido pelo ovo Nestlé nº. 15 Classic 240g (+19,5%), ovo Nestlé nº. 23 700g Alpino (+17,1%), ovo Garoto nº. 23, 750g Classicos (+16,7%), caixa de bombons Arcor 200g (+12,5%), ovo Nestlé nº. 15 Galak 240g (+11,9%), ovo Nestlé nº. 15 Crunch 240g (+11,8%) e ovo Garoto nº. 20, 300g, Suberbaton (+11,8%).
Por outro lado, dentre os que apresentaram redução, destaque para a caixa de bombons Garoto Mix 300g (redução de 6,1%), caixa de bombons Garoto 400g (-4,7%), ovo Lacta nº. 20, 375g Ouro Branco (-4,5%) e ovo Lacta, nº. 21, 455g BIS (-4,5%).
O PROCON chama a atenção dos consumidores quanto ao tamanho e peso dos ovos de chocolate, pois a pesquisa constatou que alguns tipos de ovos tiveram seus pesos diminuídos, sem que isso significasse, necessariamente, uma redução proporcional nos preços. Na verdade, dos oito tipos de ovos que tiveram a gramatura reduzida (três da Garoto, quatro da Lacta e um da Nestlé), cinco tiveram seus preços aumentados e em três (da Lacta) houve redução de preço.
Os ovos que tiveram seus pesos alterados foram:
Garoto nº 12 – Baton, de 135g para 120g
Garoto nº 15 – Opereta, de 240g para 225g
Garoto nº 15 – Crocante, de 240g para 225g
Lacta nº 15 – Laka Ao Leite, de 200g para 196g
Lacta nº 15 – Confeti Mix, de 235g 220g
Lacta nº 20 – Sonho de Valsa com trufas, de 375g para 350g
Lacta nº 21 – sonho de Valsa ao leite, de 550g para 530g
Nestlé nº 21 – Classic ao leite, de 500g para 480g
• Estabelecimentos com maior variedade de produtos: Hiper Bompreço – Ponta Negra (dispunha de 96% dos itens pesquisados)
Carrefour – Zona Sul (94%)
Americanas – Centro (85%)
Nordestão – Cidade Jardim (83%)
Extra – Midway Mall (79%)
Docelândia – Midway Mall (75%)
• Estabelecimentos com maior número de itens com preços mais baixos: Hiper Bompreço – Ponta Negra
Hiper Bompreço – Lagoa Nova
Carrefour – Zona Sul
Nordestão – Cidade Jardim
A pesquisa analisou os preços de cinquenta e três (53) tipos de ovos das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e seis (6) tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Garoto, Nestlé e Arcor, em vinte (20) estabelecimentos (supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas), sendo três lojas do Nordestão, duas do hipermercado Bompreço, duas lojas do Carrefour, duas lojas do Extra, supermercados Servebem, Comprebem e DaTerra, quatro Lojas Americanas, quatro lojas Docelândia.
Seguem abaixo, os números da pesquisa:
OVOS • Nestlé: aumento médio de 11,12%
• Garoto: aumento médio de 9,73%
• Lacta: aumento médio de 0,78%
CAIXAS DE BOMBONS • Aumentos: Arcor 200g (+12,5%), Nestlé 400g (+7,19%), Lacta 193g (+4,09%).
• Reduções: Garoto Mix 300g (-6,1%), Garoto 400g (-4,69%) e Lacta 400g (-0,73%).
Comparando os preços de quarenta e seis (46) produtos que estavam disponíveis em 2010 e continuam à venda em 2011, constata-se que 80% subiram e 20% sofreram redução.
Os maiores aumentos foram observados no ovo da marca Nestlé nº. 23 750g Especialidades (subiu 20,7%), seguido pelo ovo Nestlé nº. 15 Classic 240g (+19,5%), ovo Nestlé nº. 23 700g Alpino (+17,1%), ovo Garoto nº. 23, 750g Classicos (+16,7%), caixa de bombons Arcor 200g (+12,5%), ovo Nestlé nº. 15 Galak 240g (+11,9%), ovo Nestlé nº. 15 Crunch 240g (+11,8%) e ovo Garoto nº. 20, 300g, Suberbaton (+11,8%).
Por outro lado, dentre os que apresentaram redução, destaque para a caixa de bombons Garoto Mix 300g (redução de 6,1%), caixa de bombons Garoto 400g (-4,7%), ovo Lacta nº. 20, 375g Ouro Branco (-4,5%) e ovo Lacta, nº. 21, 455g BIS (-4,5%).
O PROCON chama a atenção dos consumidores quanto ao tamanho e peso dos ovos de chocolate, pois a pesquisa constatou que alguns tipos de ovos tiveram seus pesos diminuídos, sem que isso significasse, necessariamente, uma redução proporcional nos preços. Na verdade, dos oito tipos de ovos que tiveram a gramatura reduzida (três da Garoto, quatro da Lacta e um da Nestlé), cinco tiveram seus preços aumentados e em três (da Lacta) houve redução de preço.
Os ovos que tiveram seus pesos alterados foram:
Garoto nº 12 – Baton, de 135g para 120g
Garoto nº 15 – Opereta, de 240g para 225g
Garoto nº 15 – Crocante, de 240g para 225g
Lacta nº 15 – Laka Ao Leite, de 200g para 196g
Lacta nº 15 – Confeti Mix, de 235g 220g
Lacta nº 20 – Sonho de Valsa com trufas, de 375g para 350g
Lacta nº 21 – sonho de Valsa ao leite, de 550g para 530g
Nestlé nº 21 – Classic ao leite, de 500g para 480g
• Estabelecimentos com maior variedade de produtos: Hiper Bompreço – Ponta Negra (dispunha de 96% dos itens pesquisados)
Carrefour – Zona Sul (94%)
Americanas – Centro (85%)
Nordestão – Cidade Jardim (83%)
Extra – Midway Mall (79%)
Docelândia – Midway Mall (75%)
• Estabelecimentos com maior número de itens com preços mais baixos: Hiper Bompreço – Ponta Negra
Hiper Bompreço – Lagoa Nova
Carrefour – Zona Sul
Nordestão – Cidade Jardim
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