Compras pela internet: você pode mesmo confiar?

Quem nunca comprou pela internet que atire a primeira pedra. A comodidade de escolher tamanhos, cores e ainda marcas em um só local, com um preço reduzido tem atraído milhares de clientes internautas que usam mensalmente o mundo virtual para novas compras.

No ano passado, a internet passou a ser canal de transações comerciais e bancárias, resultando no atendimento bancário mais utilizado pela população brasileira. No ano passado, foram iniciadas pela internet 31% das transações bancárias, ultrapassando pela primeira vez os terminais de autoatendimento – os mais usados para transações bancarias – e o mais tradicional.

De acordo com informações do Banco Central, por meio do Anuário Estatístico sobre o sistema de pagamentos, houve um forte crescimento no número de usuários que utilizam o chamado "acesso remoto" aos seus dados. Em 2008, pouco mais de 30 milhões de pessoas utilizavam a internet em suas transações bancárias, volume que subiu para quase 50 milhões de usuários no ano passado.
Mas será que a internet é um território seguro para compras e transações bancárias? Para responder aos questionamentos, o Água Nova News consultou o especialista em segurança de sites e professor de informática da IAP Cursos, Franklin Humberto que deu dicas importantes para que o usuário se proteja de eventuais “ataques cibernéticos”.
O primeiro passo para se proteger na hora de acessar páginas para compras ou transações é observar se o cadeado – que ilustra a segurança do site – está na barra de endereço e se o endereço do navegador começa com https que é um recurso utilizado para embaralhamento eletrônico das informações tornando os dígitos confidenciais.

“O método de criptografia – como é chamado o embaralhamento eletrônico – proporciona aos usuários uma maior segurança, além do cadeado que garante autenticidade da página”, explica o especialista.

Outro item importante que proporciona maior segurança aos internautas é consultar se o antivírus e o antispyware do computador está atualizado, ficando livre de riscos. “Os ataques eletrônicos feitos por vírus podem ingressar no computador do usuário por email, em forma de spam e de scan, por isso é tão importante manter o computador atualizado com os antivirus e os programas”, frisa.

Para finalizar a observação, o usuário deve na parte final do site o endereço para ver se após o endereço do site tem algum arquivo. “Se tiver qualquer nome novo depois do endereço da página, pode ter certeza que é um vírus”, garante.

Os vírus mais conhecidos são os do tipo cavalo de tróia que pode seqüestrar os dados do computador e ainda monitorar todas as ações do computador mesmo estando a longa distancia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA