Venda de aparelhos elétricos com plugue antigo será proibida a partir de amanhã

Aparelhos elétricos com tomadas fora do padrão estabelecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) não poderão ser comercializados a partir desta sexta-feira (30). A padronização das tomadas foi determinada pelo órgão em 2000, quando teve início o prazo para que os fabricantes se adequassem a nova regra.

Caso lojistas sejam flagrados oferecendo esses produtos poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão. Segundo o órgão, havia mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes.

A partir de amanhã, só poderão ser vendidos plugues de dois tipos - com dois ou três pinos, conforme a necessidade de isolamento elétrico do aparelho - e com pinos de duas espessuras distintas - 4 ou 4,8 milímetros de diâmetro, conforme o aparelho opere com até 10 ampéres ou entre 10 e 20 ampéres, respectivamente.

Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro, assegura que "a fiscalização é feita pelo Ipem [Instituto de Pesos e Medidas] em cada Estado. Há cerca de 700 profissionais em ação".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA