O Brasil ainda não é uma democracia

Muitas razões apontam para o fato de que o Brasil ainda não é uma democracia plena, apesar de muitos afirmarem, firme e constantemente, o contrário. Vejam só as razões pelas quais ainda estamos num processo para se chegar a uma verdadeira democracia de fato.

Não é democrático porque não garante a todos os direitos que lhe são assegurados pela Constituição, por não ter um processo eleitoral justo e em condições iguais de competitividade, pelas repressões e represálias a setores da imprensa livre, pelas ações duvidosas e/ou tendenciosas de alguns representantes da justiça, pelos desmandos políticos, por dar poder 'máximo' aos políticos que não se preocupam em fazer votações ou consultas populares com maior freqüência.

Tem mais. Pense bem, se somos um país democrático, por que somos obrigados a votar? Por que os direitos dos ricos são um e dos pobres é outro? Isso não é democracia! Kanitz também afirma: "Boa parte dos problemas de corrupção, como gastos públicos descontrolados, dívidas externa e interna, juros altos, advém do fato de sermos uma República, não do fato de sermos uma democracia. Nós não decidimos mais nada, não escolhemos mais nossos médicos, nem os professores de nossos filhos, nem nossos xerifes, nem nossos gestores de previdência".

Temos, de fato, em nossa realidade, uma República, mas não uma Democracia. Esta última requer soberania do povo, emancipação e autonomia do povo, primazia e protagonismo do povo e, convenhamos, no Brasil isso não acontece.


*Portal a folha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA