Poesia "Coisas ultrapassadas" do autor Damião Metamorfose


*
Convido o caro leitor
Pra ler esta poesia.
Que no meu leigo conceito,
É importante eu diria.
Sobre coisas muito usadas
Que estão ultrapassadas
Hoje em nosso dia-a-dia!
*
O pinico, quem diria
Hoje em dia é démodé.
Ele que foi tão usado
Por meus pais, eu e você...
Com vergonha até do nome,
Quase ninguém mais consome,
Podem me dizer: por quê?
*
Papa-papa figo era um auê
Que assustava muita gente.
E os pais diziam que ele
Tirava o fígado da gente.
Hoje se eu for contar,
Meus filhos vão perguntar,
Pai o senhor tá doente?
*
Arroto choco, quem sente
Ou quem é que ouviu falar?
Pois no meu tempo existia
Em tudo o quando é lugar.
A geladeira chegou
E o arroto se acabou,
Hoje é fútil comentar!
*
Porta de  ipê, jatobá
Maçaranduba e outras mais.
Breve serão proibidas
E ficam as industriais.
De vidro, alumínio e ferro,
São ecológicas, não erro
Duram e são mais atuais!
*
Chá de cocô de animais,
Flor de toco quase morro.
Essa flor pra quem não sabe,
É o cocô do cachorro.
Se alguém trouxesse hoje em dia
Pra mim, essa iguaria,
Acho que eu dava um esporro!
*
Hoje em dia não se tem
Os santos na sala exposto.
E o costume de rezar,
Ave Maria, ao sol posto.
Nem se toma mais: “a bença”!
Pra muito isso é ofensa...
Virou coisa de mau gosto!
*
E quem sonegava imposto
Nem sempre era encontrado.
Com o sistema digital,
É melhor tomar cuidado.
E quem tentar sonegar,
O fisco vai encontrar
E acaba trancafiado!
*
Ter um cavalo arreado,
Era ter bens materiais.
Significava poder,
Status entre os demais.
Hoje quem é abastado
Tem moto e carro importado...
Cavalo? Ninguém quer mais!
*
Nos antigos carnavais
Tocavam frevo e marchinha.
No Maximo, quando inovavam,
Cantavam uma modinha.
Hoje pra quem inda brinca,
Tem que ouvir o: infinca...
Meu Deus do céu, que letrinha!
*
Chamar a mulher de santinha
Era um jeito carinhoso.
Com sotaque nordestino,
Ficava bem mais meloso.
Hoje até mesmo a mais bela
Quer que a chame é de cadela...
 Ser romântico é pegajoso!
*
Chamar satã de tinhoso,
Por ter medo do pecado.
Se confessar todo mês
Pedir pra ser perdoado.
Nesses dias atuais
Isso são coisas banais
Pra quem é ultrapassado!
*
Fim.

*Poesia retirada da Coluna de Damião Metamorfose no Portal Alto Oeste Vip.

Comentários

Postar um comentário

A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Por esse motivo que o setor de comentários do portal Água Nova News não aceitará comentários contendo qualquer violação.

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA