Água Nova News investiga: Continua o ponto de interrogação em Água Nova, o que está acontecendo com as nossas gestantes?


Como é de praxe, nesses últimos três anos, o município de Água Nova vem sofrendo com inúmeros casos de mortalidade infantil. O portal Água Nova News querendo entender o real motivo de tantas crianças estarem nascendo sem vida, procuramos algumas mães que, lamentavelmente, perderam seus filhos durante o período de gestação. Em conversa com as mesmas, questionamos se elas acham que houve algum tipo de falha durante o pré-natal, em resposta a maioria disse que não, porém, sabemos que muitas das mães que entrevistamos não sabem o motivo do óbito de suas crianças, por isso, fica difícil culpar alguém.

Os líderes da pastoral da criança, que também é responsável pelo acompanhamento das gestantes, não souberam explicar o motivo de tantas mortes, pois procuraram os órgãos competentes e não obtiveram êxito com relação o caso. O portal Água Nova News, ainda sem entender o fato tentou, em várias oportunidades, marcar uma entrevista com os profissionais que estão à frente da secretária de saúde e que respectivamente são responsáveis pelo pré-natal no município, mas infelizmente os mesmos não quiseram se pronunciar a respeito do caso.

OPINIÃO:
Uma atenção pré-natal de qualidade é fundamental para a saúde materna. A atenção à mulher na gravidez e no pós-parto deve incluir ações de prevenção e promoção da saúde, além de diagnóstico o tratamento adequado dos problemas que ocorrem neste período. Diante desta situação, está clara a necessidade de esforço coletivo, de setores governamentais e não-governamentais, para a melhoria da qualidade da atenção pré-natal de nosso município.

Por isso ficam as perguntas, a quem recorrer e quantas crianças precisam morrer para alguém tomar providências?

Comentários

  1. Como é que se faz uma matéria dessa sem apresentar nenhum dado? Com base em que referência é possível dizer isso?

    Ô politicagem!

    ResponderExcluir
  2. Resposta para o comentário de: Eu, eu mesmo - Tenho certeza que a senhora já ouviu um dito bastante popular, "o pior cego é aquele que não quer enchegar", esse dito infelizmente descreve a opinião da senhora. Em ano eleitoral tudo é politicagem na boca do povo. Minha senhora essa matéria não tem fins políticos, e a senhora só reclama por que "felizmente" a senhora não é uma das mães que lamentavelmente perderam seus filhos, se coloque no lugar delas e tente entender a dor que essas mães passam. Desde já agradeço pelo acesso e comentário, dizer que sua opinião, mesmo destrutiva, foi de enorme importância para o Água Nova News.

    ResponderExcluir
  3. Ô meu deus, olha o apelo emocional. Mas não escorreu nenhuma lágrima aqui.

    Eu não sei se você sabe, mas infelizmente, naturalmente mães perdem os bebês, podendo ter feito o melhor pré-natal do mundo. Nada é perfeito claro, mas o tratamento aqui dado as gestantes é satisfatório. Falo isso porque uma amiga minha me falou sobre o tratamento a ela oferecido.

    Tem casos que um mal acompanhamento pode trazer consequências negativas para o bebê ou até mesmo para a mãe, mas esse felizmente não é o caso da nossa cidade.

    Qualquer reportagem séria, ao tentar levantar um suposição deveria trazer dados que a comprovassem. Para tanto você deveria verificar se isso está acima da média do estado e do Brasil (me responda!), em qual grupo de pessoas isso acontece com mais frequência.

    E a partir disso, apontar onde se está errando e deve-se corrigir. Tem o posto da saúde, a casa das famílias... Uma maternidade seria ótima, mais conforto, com um médico no fim de semana talvez. Mas infelizmente não se tem dinheiro para isso.

    Felizmente posso dar minha opinião sem precisar agradar A ou B

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria do agua nova news, pois acredito que direta ou indiretamente a culpa é do poder público, pois só o fato de não se pronuciarem já diz tudo...

    ResponderExcluir
  5. Então se tudo é normal como a senhora diz, e a senhora tem explicação para "tudo", me diga por que ninguém quis se pronunciar?

    ResponderExcluir
  6. A matéria é bastante pertinente. Parabéns. Entretanto, realmente carece de dados que comprovem as informações. Assim, abre margem para interpretações adversas. A ideia foi boa, mas a matéria está muito mal escrita.

    ResponderExcluir
  7. parabens! e uma pena eu nao ter visto essa materia antes eu sou prova que o poder publico ten culpa sim da mortalidade infantil na cidade de agua nova . ,(politicagen)pode ater ser mais da parte do poder das pesoas que administrao essa cidade eu tou gravida e posso afirmar que na cidade de agua nova nao ten respeito nenhun pelas gestantes nen pelas vidas que elas carregao dentro da barriga o primeiro ponto que deveria ser observado eque aqui nen obstetra ten para o aconpanhamento do prenatal quen ja si viu falar que uma enfermeira pode aconpanhar uma gestaçao como si ela fosse apita para o que estar fazendo , porque e isso o que acontesse con as gestantes do municipio de agua nova ,uma enfermeira faz o prenatal ali durante os oito meses quando a gestante estar perto de conpletar os novi meses ela encaminha para o obstetra ,tendo que ter ainda que pedir a prefeita o alsilio pelo sus que muitas das veses e negado ,conhesso um exenplo aqui de agua nova uma gestante estava com 7 meses de gravidez sua graviz sendo esssa de risco a gestante estava perdendo liquido , amesma procurou a cecretaria de saude do municipio e ela tevi o asesso negado sinplismente pelo fato dela ter votado contra a atual prefeita a mesma tendo en vista os seus direitos procurou o ministerio publico para poder ter sua consulta marcada graças a deus ela ta ben mais gente vamos parar para pensar na quela vida que estar correndo risco vamos conprir os dveres como si deve renhao mais respeito pelo proximo ...fica o meu comentario .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Por esse motivo que o setor de comentários do portal Água Nova News não aceitará comentários contendo qualquer violação.

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA