Redução do preço da conta de luz pode permitir aumento da gasolina


Foi anunciado na véspera do feriado da Independência (06) que a conta de luz, para pessoas físicas e jurídicas, estará mais barato, o objetivo da redução da tarifa na conta de energia seria estimular a produção no país e a queda da taxa de inflação. Os detalhes da medida serão divulgados na próxima terça-feira (11). A partir de janeiro, será abaixo a tarifa em 16,2% para residências e 28% para as empresas.

A redução do preço da energia deve passar pela diminuição ou extinção de alguns dos dez encargos setoriais cobrados atualmente, que representam cerca de 10% do preço da energia. Por causa disso, a equipe econômica do governo já estuda conceder o primeiro reajuste de preço da gasolina para o consumidor em quase oito anos.

A Petrobrás, que registrou o primeiro prejuízo no segundo trimestre em 13 anos, pressiona pelo aumento do combustível. Mas a decisão de cobrar do consumidor final um aumento no preço da gasolina tem sido adiada pelo governo.

Até o momento, foi optado cortar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), um tributo sobre o combustível, para evitar que o aumento de preço na refinaria contaminasse o valor cobrado nos postos.

No final do mês de junho, o governo autorizou a Petrobrás o reajuste da gasolina em 7,4%, mas não foi percebida pelo consumidor porque o governo levou a zero a alíquota da Cide, blindando os preços pagos pelo consumidor.

O congelamento do preço da gasolina também provoca outro problema econômico. Entre janeiro a julho de 2012, a Petrobrás importou mais de US$ 6 bilhões em combustíveis, uma ampliação de 417% na comparação com 2011. Por comprar gasolina pagando a cotação internacional e revendê-la a preços domésticos, a Petrobrás registrou prejuízo de US$ 1,3 bilhão de abril a junho deste ano.
Fonte: Nominuto.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA