Características Geográficas

        


Características Gerais
A cidade de Água Nova faz parte dos 167 municípios de Estado do Rio Grande do Norte, localizada na latitude: 6º 12’ 33” Sul e longitude: 38º 17’ 50” Oeste, fazendo parte da Mesorregião Oeste e pertencendo a microrregião da serra de São Miguel. Tendo uma área de 50,68 km² estando numa altitude de 270 metros, sua Sede.
Água Nova desmembrou-se de Riacho de Santana e tornou-se um dos municípios do Rio Grande do Norte a partir de 27 de dezembro de 1963, por força da Lei nº 3.041. O povoamento ocorreu por causa da existência de um bebedouro as margens do Riacho de Meio, atualmente onde se encontra o açude público da cidade, que incentivou por causa da presença de água boa e de qualidade que os primeiros moradores construíram-se suas residências e as primeiras fazendas da localidade.
Observando sua geologia, com a presença de rochas do grupo Caicó da idade do Pré – Cambriano Inferior; do solo, com sua maior parte sendo de solo Bruno não Cálcico, contando ainda com a existência de mais dois tipos de solo Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico e o Regossolo; o clima típico da região geográfica onde se encontra o território do município é o semi-árido, sendo este o tipo de semi árido mais úmido do planeta; e da vegetação também típica desta área do Estado, sendo ela a caatinga, planta da família da xerófilas, caracterizando-se por suporta sobreviver grande período sem apresentação de precipitação de chuvas.

Aspectos da geologia e do solo do Município de Água Nova
O município se encontra numa área formada por terrenos de embasamento Cristalino, segundo o IDEMA (2008) abrangendo rochas do grupo Caicó da idade do Pré – Cambriano Inferior, 1.000 a 2.500 milhões de anos.
O solo que compõe o município, é formado na maior parte do seu território pelo solo Bruno não Calcico (NC).

Hidrografia
O município de Água Nova apesar de não se cortado por um rio abundante, seus riachos faz partes do vários afluentes do rio Apodi-Mossoró que é a maior bacia hidrográfica encontrada no Alto-Oeste Potiguar, rio que corta vários municípios vizinhos, sendo assim o município apresenta três riachos que perpassam pela região, entre eles o Riacho do meio, Riacho Cajazeiras e o Riacho Bom Será - oriundo da serra do Bom Será. O município possui também a Barragem de Pedra (no centro da cidade), e vários açudes espalhados pelo território municipal, entre eles o Açude Vaca Morta, Açude Porção, Açude Sanharão, Açude da Viúva, entre outros, e contemplados ainda de poços artesianos que abastece a cidade e as comunidades rurais.
Por causa das poucas chuvas a hidrografia da cidade é caracterizada pela presença de riachos temporários, é o caso da maioria dos rios nordestinos e da região. Sendo um dos vários municípios que se localizar sobre a bacia do rio Apodi-Mossoró, esta que ocupa uma superfície de 14.276 km², correspondendo a cerca de 26,8% do território do estado (SEMARH,p. 08, 1998).

Particularidades da Vegetação e do Clima de Município
Dentro do território do município de Água nova encontra-se o inicio de complexo de serras da microrregião de São Miguel, e por este motivo a cidade vai ter ocorrência do microclima serrano e a caatinga de serra. Segundo o IDEMA a vegetação de Água Nova se classificar deste modo nas áreas mais baixas como Caatinga Antropizada, no começo da elevação do terreno de Caatinga Arbórea e no ponto mais alto do município próximo da divisa com o município de Coronel João Pessoa a Caatinga Arbórea – arbustiva, a vegetação das serras.
O clima do município é semi-árido, ou seja, clima seco e muito quente, e possui também microclimas serranos, que são caracterizados por uma temperatura mais amena do que o restante da região municipal. Segundo o IDEMA (2007) as temperaturas médias anuais variam de máxima 36,0 °C, média: 28,1 °C, mínima 21,0 °C e possui umidade relativa média anual 66%, recebendo 2.700 horas anuais de insolação, fato comprovado por o estado está próximo à linha do Equador, possuindo assim uma precipitação anual de 834,9 mm, tendo o período de chuva entre os meses de fevereiro a junho. Considerado, portanto um município de chuvas escassas e temperaturas elevadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA