Deputado Kelps Lima denuncia: milhões que poderiam ter sido aplicados no RN, Petrobras ‘jogou fora’ no Ceará e Maranhão

O deputado estadual Kelps Lima (SDD) fez um pronunciamento hoje na Assembleia Legislativa, depois de ter estudado o balanço apresentado pela Petrobras. 
 
Para o deputado, os milhões que poderiam ter sido usados para incrementar a refinaria Clara Camarão, no município potiguar de Guamaré, foram transferidos para projetos impossíveis no Ceará e Maranhã, e agora foram oficialmente jogados fora,
 
Kelps Lima – A divulgação do balanço trimestral da Petrobras, na semana passada, foi o documento que atestou a maldade, a crueldade, com que a Petrobras agiu em relação ao Rio Grande do Norte. Eu vou tentar detalhar isso em dados. A refinaria Clara Camarão (Guamaré-RN), que está pronta, e que produz 30 mil barris de petróleo por dia, e poderá produzir 120 mil, custou um bilhão e 650 milhões. O governo federal, pra fazer politicagem e conseguir os votos do Nordeste, no Ceará e no Maranhão, construiu outras duas refinarias premium, iguais à Clara Camarão, para produzir o mesmo tipo de derivado de petróleo. Semana passada a Petrobras anunciou que abandonou os projetos, após ter gasto 2 bilhões e 700 milhões de reais, somente com terraplanagem, instalação de canteiros de obras, e sem produzir um litro de petróleo.
 
Thaisa Galvão – Sem produzir nada no Ceará e Maranhão…
Kelps Lima – Nesses estados se gastou quase o dobro da C;ara Camarão, e não produziu nada, e foram abandonados, a Petrobras anunciou na semana passada que encerrou os projetos lá porque eles são inviáveis economicamente. E atestou que esse movimento foi politiqueiro, para ter o apoio dos irmãos Gomes no Ceará, para ter o apoio dos Sarney no Maranhão. E a de Pernambuco também foi politiqueira. A Abreu e Lima, previsto inicialmente um investimento de 2 bilhões de reais, já gastou quase 21 bilhões, há uma previsão de gastar mais 10, e cálculos feitos por organismos internacionais atestam que ela nunca dará lucro. Ela não conseguirá tirar para seus investidores privados, o investimento que foi feito. Foram ações políticas claras para garantir os votos da presidente Dilma no Nordeste, entre outras ações politiqueiras, e que abriu uma janela gigantesca para a corrupção, hoje atestada pela quadrilha de empreiteiros e servidores da Petrobras presos no Paraná.
 
Thaisa Galvão – O que foi que, na sua visão, tudo isso nos outros Estados prejudicou o Rio Grande do Norte?
Kelps Lima – Esses investimentos eram para ter vindo para o Rio Grande do Norte. A refinaria Abreu e Lima não era para ser em Pernambuco, era para ser aqui. Deram um prêmio de consolação com a refinaria premium, por quê? Por dor na consciência de saber que aqui era o melhor local, que aqui era a viável, como é, tanto que o projeto não foi abandonado, não precisou de tantos aditivos. Porque aqui é viável, nós temos os recursos minerais, nós temos, logisticamente um local adequado para escoar a produção, mas, por uma decisão politiqueira, esse dinheiro deixou de vir para o Rio Grande do Norte, foi para outros estados com números maiores de eleitores e maior peso político de negociação no Congresso Nacional…
 
Thaisa Galvão – E agora está sendo enterrado?
Kelps Lima – E agora esse dinheiro está sendo jogado fora, e o Rio Grande do Norte perdeu empregos, a Petrobras e o Brasil perderam uma fortuna em dinheiro, que se fosse investido no local adequado, que é o Rio Grande do Norte, que continua sendo o Rio Grande do Norte, poderia estar gerando empregos, impostos e riquezas para o nosso povo e para o Brasil.
 
Thaisa Galvão – A Clara Camarão estaria produzindo mais?
Kelps Lima – Muito mais, ela seria uma refinaria como foi projetada a Abreu e Lima. É importante que a nossa bancada federal, deputados e senadores, levem esse tema para o Congresso Nacional, para que intimem a Petrobras na hora que ela voltar a fazer investimentos e sair do mar de lama que se encontra, ela priorize quem de fato deve priorizar, que é, no Nordeste, o Rio Grande do Norte. Que apesar de ter uma representação federal menor, na quantidade de deputados, e de ter um eleitorado menor, é muito mais capaz de produzir petróleo refinado do que os outros estados. O preço que o Brasil paga pela politicagem feita na Petrobras, em algumas décadas nós não vamos conseguir recuperar, nem no Brasil e muito menos num estado pobre como o nosso, que naquilo que tem potencial, é vítima da safadeza política feita pelo governo federal.
Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO DEFINE O DECIMO QUARTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO DANTAS:

FINAL DE SEMANA ACONTECE AS SEMI FINAIS DO REGIONAL DO DISTRITO DE CRIOULAS PEREIRO/CE

MERCADO DA BOLA AMIGOS APRESENTA AS DUAS MAIORES CONTRATAÇÕES DA TEMPORADA